Certificações

O PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) é o maior Provedor de Ensaios de Proficiência do País com mais de 5.500 laboratórios participantes. O trabalho desenvolvido para laboratórios brasileiros, latino-americanos, europeus e africanos em busca da excelência é confirmado por importantes certificações:


Norma específica de requisitos gerais para a competência de provedores de ensaio de proficiência e para o desenvolvimento e operação de programas de ensaio de proficiência. A Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO concedeu ao PNCQ a Acreditação segundo requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO IEC 17.043 que constitui a expressão formal do reconhecimento da sua competência como provedor de ensaios de proficiência.

ISO 17.043:2011


Um Produtor de Material de Referência precisa demonstrar a sua competência técnica e científica para assegurar a qualidade apropriada na produção de um MRC. O PNCQ é o pioneiro na produção de um MRC nesse segmento da Química Clinica, cuja demanda está crescendo, tanto como consequência da melhoria da precisão dos equipamentos de medição, quanto pela exigência de dados mais exatos e confiáveis na área de procedimentos analíticos nos processos de Acreditação dos aboratórios Clínicos e validações das reações de diagnósticos in vitro. O PNCQ foi avaliado por uma equipe de especialistas da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), que outorgaram ao PNCQ a competência na operação de Produção de Material de Referência, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 7034:2017.

Acreditação do INMETRO ISO 17034:2017


A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – REBLAS é uma habilitação concedida pela ANVISA, de acordo com critérios estabelecidos pela RDC 12:2012. Os laboratórios que compõem a REBLAS são avaliados pela Gerência-Geral de Laboratórios de Saúde Pública – GGLAS. A REBLAS concedeu, em 2013, a habilitação ao PNCQ, pela sua competência técnica para realizar estudos e análises aos quais se propõe, com o objetivo de garantir a boa qualidade dos serviços e produtos.

REBLAS/ANVISA


O certificado de BPF é concedido pela Gerência Geral de Inspeção, Monitoramento da Qualidade, Controle e Fiscalização de Insumos, Medicamentos, Produtos, Propaganda e Publicidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, do Misnistério da Saúde. O PNCQ recebeu, também em 2013, este Certificado em Boas Práticas de Fabricação e Controle de Produtos para Saúde em Produtos para diagnóstico de uso in vitro nacionais, devidamente registrados pela empresa junto à ANVISA, enquadrados nas classes de risco I, II e III, conforme regras da RDC 61:2011.

Boas Práticas de Fabricação/ANVISA


Esta certificação confere conformidade a todas as atividades do PNCQ: melhoria dos processos internos, capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, englobando materiais, produtos, processos e serviços. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT conferiu o Certificado de Conformidade de Sistema de Gestão da Qualidade: ABNT NBR ISSO 9001:2015 como Provedor de ensaios de proficiência e produtos de amostras-controle e de referência para laboratórios clínicos, bancos de sangue e organizações de diagnóstico in vitro e alimentos.

ISO 9001:2015